MARIA LEAL DA COSTA
Alentejo Sculpture Park
O “Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão” é um destino de arte que oferece a possibilidade de realização de visitas guiadas e a participação em programas temáticos.
O projeto nasce na sequência de um percurso, com cerca de 20 anos, que se inicia com o desenvolvimento da unidade de alojamento “Quinta do Barrieiro”, a qual baseou as suas estratégias em dois pilares identitários: o seu natural enquadramento paisagístico e a atividade artística de Maria Leal da Costa.
Em 2010, a atividade da Quinta do Barrieiro foi reconhecida publicamente, pela Entidade de Turismo do Alentejo, com o prémio “Qualificação da Oferta”, realçando ‘a forma significativa como a Quinta do Barrieiro contribuiu para a qualificação da oferta e para o reforço da atratividade do destino Alentejo’.
A empresa QB Art, promotora do projeto “Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão”, pretende dar continuidade a este reconhecimento, envolvendo vários atores locais, nacionais e internacionais de diferentes sectores de atividade, como empresas de turismo, indústrias culturais, entidades públicas, fundações, associações e instituições de ensino, criando sinergias e promovendo as potencialidades endógenas capazes de catalisar, para o território, desenvolvimento cultural e económico, numa ótica de proteção da natureza.
O Projeto “Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão” desenvolve-se em três parcelas bem definida da Quinta do Barrieiro | Art Selection by Maria Leal da Costa, três sectores inter-relacionados onde a arte e a natureza estão sempre presentes.
Programa
Passeio A - Esculturas na Paisagem
Passeio B - Pontos de Partida
Um passeio criado com base num projeto de Land-Art, da autoria de Maria Leal da Costa. Em cerca de 2 hectares, 4 momentos de paragem, 4 estações de meditação oferecem ao visitante a possibilidade de uma viagem de descoberta e auto conhecimento. A caminhada faz-se no sentido ascensional, apelando ao progressivo despojamento do individual e ao mergulho na contemplação profunda suscitada pela aliança de escultura, paisagem e poesia (aportada pelos textos de Carlos Baptista e Maria Helena Marques).’
QB Art - Galeria
“O passeio das Esculturas”
As visitas guiadas através do Parque de Escultura Contemporânea da Quinta do Barrieiro permitem descobrir os encantos de um espaço natural único e, ao mesmo tempo, estabelecer contacto com o universo criativo da escultora alentejana Maria Leal da Costa.
Os participantes são desafiados para um passeio pedestre pelos caminhos da quinta, num espaço onde natureza e arte se conjugam na perfeição.
“Arte e Natureza com a Escultora Maria Leal da Costa”
Uma apresentação do universo criativo da artista Maria Leal da Costa antecede a visita guiada pelo Alentejo Sculpture Park, ao longo do qual podem descobrir-se diferentes tipos de abordagens temáticas e plásticas. Na galeria QB Art, após a realização do percurso, paramos para trocar impressões à volta de uma degustação regional.
A cada participante adulto será oferecida uma serigrafia assinada por Maria Leal da Costa.
“No atelier com Maria Leal da Costa”
Maria Leal da Costa conversa connosco sobre o seu universo criativo, dando-nos a conhecer algumas das suas obras, numa visita pelo “Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão”. De seguida, a artista abre o seu atelier e oferece-nos uma demonstração ao vivo de como se trabalha a pedra. Temos de estar preparados para algum ruido e pó…
Por fim, na galeria QB Art, fazemos uma degustação regional, acompanhada por um bom vinho Ervideira.
A cada participante adulto será oferecida uma serigrafia assinada por Maria Leal da Costa.
“Viver e conviver com a arte de Maria Leal da Costa”
Depois de uma breve explicação sobre o universo criativo de Maria Leal da Costa, partimos para uma visita guiada pelo “Alentejo Sculpture Park – Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão”, numa aventura de descoberta artística e sensorial.
Rodeados por esculturas e natureza, somos surpreendidos por um piquenique com churrasco e vinho alentejano.
A cada participante adulto será oferecida uma serigrafia assinada por Maria Leal da Costa.
“O maravilhoso mundo das formas”
A partir do estímulo fornecido pelo contacto com o universo criativo da escultora Maria Leal da Costa, desafiam-se os participantes a criar a sua própria obra de arte.
O dia começa pelas 10h00, com uma visita e caminhada pelo Alentejo Sculpture Park, analisando a arte exposta e recolhendo alguns elementos naturais. Durante uma pausa, abrese espaço a uma degustação de produtos regionais.
No período da tarde, em ambiente de atelier, todos são desafiados a moldar a sua própria obra em barro, com base nos materiais recolhidos.
A cada participante adulto será oferecida uma serigrafia assinada por Maria Leal da Costa.
“Eu Artista”
Um programa de dois dias onde se convida os participantes a explorar a sua criatividade pessoal e a desenvolver um projeto artístico.
No primeiro dia, a partir das 10h00, no espaço da da galeria QB Art, decorre uma introdução ao universo criativo de Maria Leal da Costa e estudam-se noções básicas de desenho. Segue-se uma visita guiada ao Parque de Esculturas, suscitando o contacto com as obras de arte expostas e ajudando cada participante a registar, através do desenho, apontamentos de interesse. A tarde é livre, permitindo que cada um pense no projeto a desenvolver no dia seguinte. A manhã do segundo dia será dedicada à concretização de uma peça em barro, a partir dos apontamentos e impressões colhidas no dia anterior. Em ambos os dias, está programada uma degustação de produtos regionais e a prova de um vinho Ervideira.
“Conheça o Alentejo Sculpture Park– Maria Leal da Costa – Parque de Esculturas de Marvão”
Visita guiada + prova e venda de produtos regionais – especial para grupos.
Apresentação do projeto “Alentejo Sculpture Park” – Maria Leal da Costa e realização de visita guiada ao Parque de Esculturas. Após a visita, tem lugar na galeria QB Art uma degustação e apresentação de seleção de produtos regionais. No mesmo espaço, decorre uma mostra/venda dos produtos provados. Igualmente disponíveis, pela mão de Maria Leal da Costa, estão artigos vários de joalheria, camisolas e o livro sobre o trabalho da escultora editado pela Caminho, a preço especial.